quarta-feira, 1 de julho de 2015

Escolha de carreira



Oi gente, como vocês estão?
Sei que muitos sofrem na hora de escolher uma carreira para seguir. Eu, particularmente, não tive dificuldade para escolher, o meu problema mesmo foi por achar que eu não era capaz de chegar lá.
 Desde pequena, tive a noção de querer ser médica e, quando fui chegando perto do ensino médio percebi o quão difícil era. Eu olhava as pessoas ao meu redor e via que eu não tirava notas tão altas quanto elas ou não fazia perguntas tão boas, eu era uma negação em física e em química, dava só para o gasto e, por isso, pensei em desistir, mesmo ainda amando biologia,e ir para a área de direito, que é o que a maior parte da minha família seguiu.
 Na época, eu gostava bastante das matérias de humanas e pensei que eu pudesse até gostar do curso. Procurei falar com a minha família para saber mais sobre a faculdade e as matérias e foi assim que eu descobri que essa não era a minha vocação. De volta à medicina, então, comecei a pesquisar sobre a realidade de um médico e as matérias na faculdade, e a cada pesquisa, eu me apaixonava mais e mais. E ai não teve jeito, no segundo ano do ensino médio, comecei a me preocupar e estudar.
É claro que com cada falha nos vestibulares eu fico desanimada e chateada, mas ai eu lembro que é o meu sonho e eu não vou desistir dele.
 Escolhi a minha carreira por conta própria mas sei como, muitas vezes, os pais podem pressionar muito e, não importa como seja, quem tem que fazer essa escolha é você. Lembre-se de que essa é uma questão que diz respeito ao resto da sua vida e precisamos fazer o que gostamos, se não, de nada valerá.
Se você ainda tem duvida, procure descobrir as suas habilidades, quais matérias você prefere. Se não gosta de nenhuma, pesquise sobre as profissões e tente achar uma com a qual você se identifique, faça um teste vocacional e converse com profissionais das áreas de sua preferência.                    
Uma última dica minha que fica é: não se desespere, é injusto termos que decidir com 15/16 anos o que queremos fazer para a nossa vida toda, por isso, cometer erros é normal e você não está só, todos temos nossos momentos de indecisão e se, de repente, você entrar em um curso e não gostar dele, não tem problema, desistir de algo que não te faz bem não é perda de tempo, pelo contrário.
 Mesmo com as falhas, corra atrás do que você quer e não se importe com o que os outros pensam ou falam. A sociedade estabelece um monte de regras e nos obriga a cumprí-las, mas não precisa ser assim. Se dizem que você tem que estudar 12h por dia, não, você não tem, descansar é mais do que preciso; se te dizem que você tem que escolher um curso tradicional, não, você não tem; se te dizem que você não pode desistir de uma faculdade porque é perda de tempo, não, você pode sim!

Então, espero que tenham gostado desse post diferente e mais pessoal que eu fiz!! Comentem o que acharam e curtam lá a página no Facebook!!
Beijos Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário