quarta-feira, 10 de junho de 2015

Como lavar os pincéis de maquiagem

Oi gente, como vocês estão?

Sei que todos nós sentimos aquela preguiça na hora de lavar os pincéis e acabamos deixando-os sujos por muito tempo ou usamos medidas paliativas como aqueles líquidos de limpeza próprios que ajudam, mas não resolvem o problema.

Os pincéis acumulam muitas bactérias que vão para o rosto ao usá-los e esses microorganismos podem causar acne e inflamações. Por isso, é necessário que você os limpe periodicamente, dependendo da frequência de uso.

Mesmo com o uso dos líquidos de limpeza, que tiram a maquiagem do pincel e secam rápido possibilitando seu uso imediato, a lavagem ainda é ideal pelo menos uma vez ao mês pois ela é a garantia de que eles estão realmente limpos e livres de bactérias. Sem contar que tais líquidos não são tão saudáveis para as cerdas quanto o shampoo e a água e a lógica é simples: pense no cabelo; quanto mais química você usar nele, mais quebrado e não saudável ele fica. O mesmo ocorre com as cerdas; como os limpadores contêm muitos químicos, ele danifica mais o pincel, por isso, use-os com moderação em casos estritamente necessários.


Agora que já expliquei a importância da lavagem, vou dar algumas dicas de como fazê-la:

1) Pegue os pincéis que são para lavar, separe uma toalhinha, um shampoo neutro (daqueles de bebê sabe? ) e um recipiente para colocar o shampoo.
O shampoo neutro é o mais livre de química o possível e mesmo assim dá conta do recado e evita danificar as cerdas, prolongando a duração do pincel.
Observação: eu uso minha mão mesmo mas também existem as luvas com diferentes superfícies que auxiliam o processo.



2) Molhe somente as cerdas do pincel na água, de preferência, morna.


3) Coloque levemente as cerdas no recipiente com shampoo e comece, em movimentos circulares, a esfregá-las, com cuidado e devagar, na mão.
Com os pincéis de olho, que são mais delicados, você pode utilizar os dedos para ser mais delicado e suave, alcançando todas as cerdas.
Dica: aproveite as irregularidades da palma para movimentar o pincel, aumentando o contato com as cerdas e garantindo que tudo seja limpo profundamente.



4) Depois que a espuma tiver formado e que toda a maquiagem tiver saído, enxágue bem o pincel em água corrente, mas não abra excessivamente a torneira para você ter maior controle.
Sempre fique de olho para a água não chegar na parte do pincel onde as cerdas estão presas, na divisória com o cabo (ali onde esta meu dedo indicador na foto); assim, você evita que as cerdas se soltem e que o pincel estrague.


 5) Certifique-se de que não há mais shampoo no pincel e tire o excesso de água com os dedos. Molde as cerdas na sua forma original e coloque-o na toalha para secar. Uma dica é dobrar o final para que o pincel fique inclinado para baixo e a agua não suba para o cabo onde estão presas as cerdas.


 6) Lave todos os pincéis da mesma forma e coloque os para secar em um local seco e arejado. Escolha um dia quente e não úmido para fazer isso para que os pincéis não demorem muito para secar e não detenham micróbios.


Bom, é isso gente. Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!
Beijos Beijos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário