domingo, 17 de maio de 2015

Contorno e iluminação

Oi gente, como vocês estão?

Sei que muitos têm a duvida sobre contorno e iluminação da pele então resolvi fazer um post explicando tudo direitinho.
A dica é sempre: tudo o que é iluminado é onde a luz naturalmente atinge e o que é contornado, onde há sombra no rosto. Mas nem sempre isso facilita na hora da prática. O melhor mesmo seria dizer: ilumina-se os pontos altos da face, destacando-os (ossos da bochecha, osso da sobrancelha, ponte do  nariz, queixo..) e contorna-se os pontos baixos, "escondendo"-os (embaixo dos ossos da bochecha, têmporas- logo abaixo da raiz do cabelo- e embaixo do queixo, alem das laterais do nariz e no côncavo do olho, que também é um contorno). Contornar o rosto tem o objetivo de enfatizar os traços ou criar outros de acordo com o resultado desejado, criando efeitos de luz e sombra. Por isso, é possível simular esses efeitos sabendo as características básicas de cada tipo de face. Por isso, vou dar algumas dicas que podem guiá-los, mas é claro, que nada é obrigatório e a maquiagem vai de acordo com as preferências de cada um.

Tipos de contorno:

Rosto redondo: Sombreado nas laterais do rosto desde as têmporas ate a linha dos maxilares e abaixo dos ossos da bochecha. Dessa forma, a sombra cria profundidade, "afundando" a parte sombreada que faz o rosto parecer mais afinado e com mais forma.

Rosto coração: Sombreado nas têmporas e abaixo do osso da bochecha, afinando a parte mais larga do rosto que seria a superior e dando forma ao definir os ossos. 

Rosto quadrado: Sombreado nas têmporas e na linha do maxilar, tornando o rosto mais oval ao arredondar as partes mais retas, que ficam mais suaves.

Rosto oval: Também denominado "rosto ideal", sombreia-se os ossos da bochecha dando maior definição ao rosto.

Rosto longo: Sombreado na parte superior da próximo à raiz do cabelo e no queixo, dando a sensação de um rosto mais curto.

Rosto diamante: Sombreado na região das bochechas desde a linha do cabelo afinando como a ponta de um triangulo ao acompanhar os ossos do local. Essa técnica afina a região mais larga do rosto que vai das laterais da testa ate um pouco abaixo da área do osso.









O meu rosto é oval, entao basicamente contorno debaixo dos ossos das bochechas. Tambem contornei as têmporas por preferência e para mostrar para vocês como eu faço (uma pausa para a "pose"de contorno hahaha).


Observações: A boca e o nariz também podem ser contornados ou iluminados para atingirem a forma que se deseja. 
Narizes largos podem ser sombreados nas regiões laterais e iluminados na ponte (área central)
Narizes pontudos podem ser sombreados na ponta do nariz e um traço logo um dedo acima da ponta.
Narizes finos podem ser iluminados alem da ponte para criar a aparência mais larga ao dar destaque.
Boca: logo abaixo do lábio inferior pode ser sombreado criando mais profundidade e dando a sensação de maior preenchimento e iluminação na área "V" do labio superior. 

Produtos:
Agora vamos ao que todos mais gostam: as maquiagens!!!
O iluminador pode ser em pó, em creme ou em bastão e o bronzer deve ser, de preferencia, opaco de tons mais frios (simulam melhor sombra) e também podem ser em pó, creme ou bastão. 
Além dos bronzers existem os lápis de contorno para o rosto que, geralmente, são bem cremosos 

Outro efeito que pode ser criado com o bronzer é o bronzeado na pele( o que designa o nome do produto) usando tons mais quentes que darão mais vida ao rosto.

Os que são líquidos ou mais cremosos darão um efeito mais natural ao contorno mas não são muito indicados para rostos oleosos pois, por conterem óleo, contribuem com a oleosidade.
Os que são em pó são mais fáceis e não requerem muito esforço, qualquer tipo de pele pode usá-los.

Dicas: existem os chamados "contour kits" que vem com todas as cores necessárias (tons quentes e frios)
            muitas vezes, é possível fazer o contorno usando bases ou corretivos alguns tons mais escuros do que a própria pele

1. Anastasia Beverly Hills countour cream kit 
2. Nyx Highlight and contour pro palette
3. Smashbox contour stick trio
4. Nyc Smooth Skin Bronzing Face powder sunny
5. Mac mineralize skin finish in soft and gentle
6. Nyx born to glow liquid iluminator 
7. Benefit watt's up! highlighter

Espero que tenham gostado!!!

Beijos beijos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário